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TEXTO DE INTRODUÇÃO DA ÁREA DE MATEMÁTICA E DO COMPONENTE CURRICULAR MATEMÁTICA

   

TEXTO DE INTRODUÇÃO DA ÁREA DE MATEMÁTICA

         

A Área de Matemática é trabalhada ao longo de toda a Educação Básica. O conhecimento matemático constitui elemento central na formação dos sujeitos. A compreensão e domínio do uso da linguagem matemática e do raciocínio lógico-matemático são fundamentais para desenvolvendo dos educandos nas interações sociais, profissionais e cidadã.

          Ao longo do Ensino Fundamental o ensino de Matemática é feito por meio do estudo de diferentes subáreas da disciplina, sendo elas: Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade. A expectativa do trabalho do ensino de Matemática é de garantir aos estudantes a capacidade de associação entre a vivência cotidiana e concreta da vida as representações matemáticas (cálculos, gráficos, tabelas, esquemas, dados). A partir destas representações construir o raciocínio matemático (conceitos, procedimentos e propriedades). De tal modo, almeja-se que os estudantes tenham competência de fazer o uso da Matemática para resolução de problemas, recorrendo ao emprego de conceitos e procedimentos para o obter os resultados e interpretá-los diante do contexto ou situação. (BRASIL, 2017, p.265).

          De acordo com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) no seu texto da Área de Matemática o Ensino Fundamental deve procurar desenvolver com o público-alvo da etapa educacional o processo de letramento matemático, entendido enquanto 

competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de contextos, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas. É também o letramento matemático que assegura aos alunos reconhecer que os conhecimentos matemáticos são fundamentais para a compreensão e a atuação no mundo e perceber o caráter de jogo intelectual da matemática, como aspecto que favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico, estimula a investigação e pode ser prazeroso (fruição) (BRASIL, 2017, p.266).

         

Assim, considerando o exposto acima, a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) elencou um conjunto de competências específicas para a Área de Matemática, a serem desenvolvidas pelos estudantes a partir do componente curricular de Matemática, sendo elas:

 

ÁREA DE MATEMÁTICA

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

4. Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

6. Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados).

7. Desenvolver e/ou discutir projetos que abordem, sobretudo, questões de urgência social, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários, valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.

8. Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente no planejamento e desenvolvimento de pesquisas para responder a questionamentos e na busca de soluções para problemas, de modo a identificar aspectos consensuais ou não na discussão de uma determinada questão, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.

FONTE: BRASIL, 2017.

COMPONENTE CURRICULAR – MATEMÁTICA – TEXTO INTRODUTÓRIO

O ensino de Matemática no Ensino Fundamental visa garantir aos estudantes da etapa educacional o domínio da linguagem concernente ao componente curricular, a fim de criar condições dos sujeitos resolverem os problemas que envolvem conceitos matemáticos fundamentais (equivalência, ordem, proporcionalidade, interdependência, representação, variação e aproximação) e o raciocínio-lógico matemático, tanto no contexto escolar quanto no uso social, quando exigidos socialmente. A importância do ensino da Matemática na Educação Básica advém da necessidade de criar condições de compreensão e uso dos códigos, conceitos, procedimentos e domínio da linguagem representacional da Matemática, necessários nas atividades do cotidiano, no mundo do trabalho e para o exercício da vida cidadã.

O ensino de Matemática precisa trilhar um caminho composto por um conjunto diversificado, diferenciado e contextualizado, para construir uma aprendizagem significativa. Entre as diversas atividades e abordagens possíveis para o ensino da Matemática ao longo do Ensino Fundamental os docentes podem privilegiar atividades lúdicas, como jogos, brincadeiras, resolução de problemas e desafios; atividades práticas e desenvolvimento de projetos, explorar outros espaços da escola e da comunidade, demostrando a presença da matemática no cotidiana e sua importância para a sociedade. Sugestões que podem tanto serem trabalhadas nos Anos Iniciais como nos Anos Finais. São ações que promovem o desenvolvimento das competências da área, como outras relacionadas as competências gerais, concernentes aos aspectos relacionais, de saber lidar com o outro, aspectos ligados a criatividade, a cooperação e o autoconhecimento.

Neste sentido, o ensino de Matemática orientado por competências e habilidades, procura fazer com que os estudantes mobilizem o saber matemático não apenas para as atividades escolares, contudo, faça uso no cotidiano, na vida fora da escola quando for necessário, como numa leitura e interpretação de conta de água, de telefone, de energia elétrica, de uma fatura de cartão de crédito, calcular gastos de um orçamento mensal familiar ou individual, ler gráficos e tabelas. Assim, promover um processo de ensino-aprendizagem de Matemática mais vivo, identificando e fazendo seu uso nas diferentes situações da vida cotidiana, passando pelo espaço doméstico a outros lugares e situações de uso.

De acordo com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) o componente curricular Matemática está estruturado ao longo do Ensino Fundamental de nove anos em cinco unidades temáticas, sendo elas: Números, Álgebra, Geométrica, Grandezas e medidas, Probabilidade e estatística. Atreladas as unidades temáticas estão associadas um conjunto de objetos do conhecimento e de habilidades, articuladas para a construção e consolidação das competências específicas do componente curricular.

Na unidade temática Números a expectativa posta é de desenvolvimento da capacidade nos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem do raciocínio numérico. Em outros termos, a capacidade de apropriação dos códigos numéricos, maneiras de quantificar coisas e interpretar sentenças fundadas em quantidades. Neste processo de elaboração da compreensão do conceito de número, envolve ainda o desenvolvimento das noções matemáticas de aproximação, proporcionalidade, equivalência e ordem. Outro elemento tratado na unidade diz respeito ao estudo de conceitos elementares acerca de economia e matemática financeira, com o propósito trabalhar assuntos relacionados a juros, taxas, inflação e impostos (BRASIL, 2017). 

A unidade temática Álgebra tem o objetivo de trabalhar entre os estudantes da etapa educacional o pensamento algébrico, que serve, por sua vez, para fazer uso de “modelos matemáticos na compreensão, representação e análise de relações quantitativas de grandezas e, também, de situações e estruturas matemáticas fazendo uso de letras e outros símbolos” (BRASIL, 2017, p.270).  Os conceitos matemáticos essenciais desenvolvidos nesta unidade temática são de proporcionalidade, interdependência, variação e equivalência. A unidade temática Álgebra evidência a capacidade de generalização, interdependência de grandezas e resolução de problemas utilizando de operação de equações e inequações. A unidade temática Geometria visa desenvolver o pensamento geométrico. O que significa a capacidade de compreensão de espaço, formas e relações de figuras planas e espaciais. O pensamento geométrico justifica-se no sentido dos estudantes desenvolverem a capacidade de examinar as propriedades, estabelecer conjunturas e construir argumentos com base no conhecimento geométrico. Os conceitos matemáticos fundamentais associados a unidade temática são essencialmente de representação, interdependência e construção (BRASIL, 2017).

  A unidade temática Grandezas e medidas aborda questões fundamentais para a compreensão do mundo físico e da realidade. A unidade tem o objetivo de estudar as diversas medidas e as relações entre elas; contribuir para a aprofundamentos dos conceitos de número e ampliar o desenvolvimento pensamento geométrico e algébrico. A expectativa para os estudantes dos Anos Iniciais é de reconhecer o significado de medir, isto é, relacionar uma grandeza com uma unidade de medida e representar a relação por meio de um número. Ademais é de criar condições dos estudantes resolverem problemas do cotidiano envolvendo grandezas como área, tempo, temperatura, massa, cumprimento; capacidade e volume, situações do cotidiano de compra e venda. Para os Anos Finais a expectativa é de que os estudantes desenvolvam a capacidade de reconhecer as propriedades de volume, comprimento, área e abertura de ângulo enquanto grandezas relacionadas a figuras geométricas e que saibam resolver problemas com elas, fazendo o emprego de medidas padronizadas (BRASIL, 2017).

     Na unidade temática Probabilidade e estatística são estudados cálculos que envolve fenômenos aleatórios, da ordem do acaso e o tratamento de dados. A expectativa é dos estudantes desenvolverem habilidades para levantamento de informações, organização, expressão, interpretação e análise de dados. Para os Anos Iniciais o propósito é fazer os estudantes compreenderem que nem todos os fenômenos ocorrem numa ordem determinada, sendo assim, podem existir aqueles relacionadas a fenômenos previsíveis, contudo, há os impossíveis e prováveis de acontecer. Para o segmento seguinte, dos Anos Finais, o estudo da unidade temática deve ser aprofundado, com atividades envolvendo experiências com fenômenos aleatórios. No campo da estatística podem ser explorados atividades de pesquisa com coleta e sistematização dos dados coletados (BRASIL, 2017).

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