AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A
avaliação na Educação Infantil não pode perder de vista as especificidades do
desenvolvimento da criança e suas mediações. Antes de tudo a avaliação deve ser
compreendida como um diagnóstico pedagógico para orientar e reorientar seu
desenvolvimento e suas aprendizagens, norteando o planejamento do professor.
Nesse sentido, o portfólio e o álbum de memória são dispositivos de avaliação
de possibilidades valorosas para uma formação qualificada. Esses dispositivos
podem e devem favorecer uma avaliação centrada numa visão positiva da criança
num contexto dos conhecimentos sistematizados, experiências, habilidades,
valores trabalhados. Quanto mais pluralizarmos as formas de avaliação, mais nos
aproximamos das singularidades das crianças.
A avaliação na Educação Infantil deve acontecer por meio de procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico que garanta o desenvolvimento integral da criança, em seus direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer-se, partindo dos dois eixos brincadeiras e interações, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo:
I. a
observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das
crianças no cotidiano;
II. utilização
de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios,
fotografias, vídeos, portfólios, desenhos, álbuns etc.);
III. a
continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias
adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição
casa/instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição,
transição maternal/instituição de Educação Infantil, transições no interior da
instituição, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino
Fundamental);
IV. documentação
específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às
crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na
Educação Infantil.
V. a não retenção das crianças na Educação Infantil
A avaliação da aprendizagem tem o objetivo de identificar e
analisar o desenvolvimento do aluno da
Educação Infantil nas áreas cognitivas, afetivas e psicomotoras e seu
instrumento de registro deverá conter os objetivos de aprendizagem
estabelecidos no currículo para cada faixa etárias em todos os cinco campos de
experiência, com legenda que identifique se os objetivos foram alcançados, não
foram alcançados ou estão em desenvolvimento.
A síntese dos resultados das avaliações, obtidas pelo aluno é sistematicamente documentada e comunicada aos pais ou responsáveis e utilizada para fins de replanejamento das atividades curriculares.
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