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AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

       A avaliação na Educação Infantil não pode perder de vista as especificidades do desenvolvimento da criança e suas mediações. Antes de tudo a avaliação deve ser compreendida como um diagnóstico pedagógico para orientar e reorientar seu desenvolvimento e suas aprendizagens, norteando o planejamento do professor. Nesse sentido, o portfólio e o álbum de memória são dispositivos de avaliação de possibilidades valorosas para uma formação qualificada. Esses dispositivos podem e devem favorecer uma avaliação centrada numa visão positiva da criança num contexto dos conhecimentos sistematizados, experiências, habilidades, valores trabalhados. Quanto mais pluralizarmos as formas de avaliação, mais nos aproximamos das singularidades das crianças.

A avaliação na Educação Infantil deve acontecer por meio de procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico que garanta o desenvolvimento integral da criança, em seus direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer-se, partindo dos dois eixos brincadeiras e interações,  sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo: 

     I.                    a observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano;

    II.         utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, vídeos, portfólios, desenhos, álbuns etc.);

  III.        a continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição maternal/instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino Fundamental);

  IV.                    documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil.

   V.                 a não retenção das crianças na Educação Infantil

A avaliação da aprendizagem tem o objetivo de identificar e analisar  o desenvolvimento do aluno da Educação Infantil nas áreas cognitivas, afetivas e psicomotoras e seu instrumento de registro deverá conter os objetivos de aprendizagem estabelecidos no currículo para cada faixa etárias em todos os cinco campos de experiência, com legenda que identifique se os objetivos foram alcançados, não foram alcançados ou estão em desenvolvimento.

 A síntese dos resultados das avaliações, obtidas pelo aluno é sistematicamente documentada e comunicada aos pais ou responsáveis e utilizada para fins de replanejamento das atividades curriculares.

Utilize o link abaixo para avaliar o texto e deixar sua contribuição.

https://forms.gle/LdrxLcQ3sAagMy5i7

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