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DIREITOS DE APRENDIZAGEM & CAMPOS DE EXPERIÊNCIA

 

DIREITOS DE APRENDIZAGEM & CAMPOS DE EXPERIÊNCIA

Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil- DCNEI, os conhecimentos que serão trabalhados com crianças de 0 aos 05 anos de idade, estão organizados em cinco Campos de Experiência que dialogam entre si, contemplando princípios da interdisciplinaridade, da transversalidade, rompendo com o conhecimento de “gaveta”.

Os Campos de Experiência devem acolher situações e vivências das crianças com todo seu repertório afetivo, cultural e social, voltados para os dois eixos estruturantes da Educação Infantil: brincadeiras e interações, para garantir os direitos de aprendizagem dessa importante e inicial etapa da Educação Básica.

Cada Campo de Experiência traz seus objetivos gerais, que serão especificados para cada faixa etária com a denominação de objetivos de aprendizagem.

O EU, O OUTRO E O NÓS

As crianças estão se formando nas relações com os pares, imprimindo seu jeito de ser, de agir, de sentir, de pensar, vivendo suas primeiras experiências na coletividade. O professor deve possibilitar vivências garantindo-lhes o espaço e as condições necessárias para que elaborem perguntas sobre si e sobre o outro, se percebam e se coloquem no lugar do outro, construindo a sua identidade pessoal e coletiva, conhecendo outros modos de vida, desfazendo estereótipos e preconceitos.

Objetivos Específicos de Aprendizagem

Conviver com outras crianças e adultos em pequenos e grandes grupos, descobrindo e valorizando semelhanças e diferenças individuais e coletivas, aprendendo a lidar com os conflitos no contexto de diversidade de identidades e culturas.

Brincar com diferentes parceiros em diferentes brincadeiras: tradicionais, faz de conta, de jogos, exploratórias, com autonomia e atitudes de respeito, cooperação e solidariedade.

Explorar matérias, brinquedos, ambientes, o entorno físico e social reconhecendo seus limites suas potencialidades, suas preferências e necessidades e do outro.

Participar ativamente das atividades do dia a dia da escola relacionadas ao cuidar de si, do outro e do ambiente, respeitando as diferenças de ritmo e gostos de outras crianças.

Comunicar-se com outras crianças e adultos expressando seus sentimentos, dúvidas, pensamentos, por meio de diversas linguagens de forma criativa com autonomia.

Conhecer-se e construir identidade pessoal e cultural numa visão positiva e proativa de si mesmo e do outro.

CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

    O corpo é indispensável para a criança na descoberta do mundo e na construção de sentidos, de significados e conhecimentos, inclusive para as crianças que possuem algum tipo de deficiência ou transtorno, altas habilidades/superdotação. É no movimento corporal, do tato, do gesto, do deslocamento, do correr, pular, pegar, tocar, no jogo, na brincadeira, as crianças se reconhecem, se relacionam, se emocionam, se localizam em espaços e tempos, constroem conhecimentos de si e do mundo.

Objetivos Específicos de Aprendizagem 

Conviver com crianças e adultos em espaços diversos, utilizando o corpo com autonomia vivenciando gestos e movimentos advindos de diversas culturas.

Brincar utilizando diversas práticas corporais com criatividade criando expressões, personagens, reproduzindo e recontando histórias, dramatizando, cantando, dançando, etc.

Explorar movimentos com o seu próprio corpo, mímicas, jogos com objetos, descobrindo várias formas de ocupação dos espaços e possibilidades corporais.

Participar ativamente de atividades relacionadas aos cuidados com seu corpo, com o meio ambiente respeitando seu ritmo suas preferências e do outro.

Comunicar a outras crianças e adultos suas necessidades, seus pensamentos e descobertas por meio de múltiplas linguagens e se esforçando para se fazer compreender e compreender o outro.

Conhecer-se e construir sua identidade pessoal e cultural na interação com o outro, baseada no autoconhecimento, autocuidado e empatia.

ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

Desde muito cedo as pessoas de diferentes culturas são atraídas pela língua materna em situações de comunicação do dia a dia. As experiências cotidianas de comunicação se concretizam nos gestos, nas brincadeiras, nos jogos corporais, nas expressões verbais oral e/ou escrita ou em libras, organizadas no contexto de cada cultura.

Na primeira infância a aquisição da linguagem verbal está intimamente ligada ao desenvolvimento do pensamento, na fruição literária, sendo importante instrumento de aquisição de outros conhecimentos.

Objetivos Específicos de Aprendizagem

Conviver com usuários da língua materna e de outras línguas ampliando conhecimentos das diversas linguagens por meio de diferentes estratégias e situações de comunicação.

Brincar com ou sem apoio de objetos, verbalizando, ampliando seu repertório por meio de jogos e atividades lúdicas, desafiadoras e significativas.

Explorar expressões, sons, rimas, significados e sentidos das palavras em parlendas, poesias, canções e diversos gêneros textuais, ampliando gradativamente a sua compreensão da linguagem verbal.

Participar ativamente de rodas de conversas, contação de histórias, narrativas escritas espontânea, desenvolvendo seu pensamento, imaginação e formas de expressão.

Comunicar, utilizando diversos recursos de linguagem se fazendo entender, entendendo e respeitando o outro.

Conhecer-se e construir interações que lhe permita conhecer e respeitar o outro, em sua singular e pluralidade.

TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

     Na interação com diversos atores sociais, a criança se constitui enquanto identidade pessoal e cultural, se apropriando de diversas linguagens advindas de diversas manifestações da cultura local e de outros lugares e países.

       Faz-se necessário que a criança tenha contato com diferentes materiais e recursos tecnológicos para a realização de suas produções de sons, cores, formas, desenhos, modelagens, gestos, de maneira criativa e prazerosa.

Objetivos Específicos de Aprendizagem

 Conviver e elaborar suas produções artísticas individuais e em grupo valorizando e sendo valorizado a partir do repertório da cultura local e de outras culturas, respeitando as diferenças.

Brincar com diferentes suportes de cores, sons, formas, texturas, imagens, adereços, dando vazão a todo seu potencial inventivo.

Explorar várias possibilidades de uso de materiais, recursos e instrumentos, para suas manifestações artísticas e formas de expressão.

Participar de festas, eventos, passeios, projetos, decoração de ambientes, exposição de trabalhos, utilizando diferentes linguagens para as manifestações artísticas.

Comunicar com liberdade, respeito e criatividade por meio das diversas linguagens.

Conhecer-se experimentando diversa manifestações artísticas da sua e de outras culturas desenvolvendo a sensibilidade e o gosto pessoal.

ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇOES E TRANSFORMAÇÕES 

As crianças são curiosas e procuram compreender o porquê, para que das coisas. Fazem parte dessa busca os elementos e características do ambiente ao qual estão inseridas em seus fenômenos naturais e sociais. Assim, elas observam, questionam, levantam hipóteses, aprendem a contar, quantificar, comparar, constroem conhecimentos significativos. 

Objetivos Específicos de Aprendizagem

Conviver e explorar com seus pares objetos, materiais, observando, comparando características físicas, identificando, nomeando, descrevendo suas descobertas e observações.

Brincar – brincam com objetos, papeis, lugares, cenas, texturas, cheiros, tamanhos, pesos, densidades e possibilidades de transformações.

Explorar características de diversos objetos e elementos da natureza, tamanhos, formas, etc, em situações de uso social real e/ou simulado.

Participar ativamente da resolução e criação de problemas envolvendo medidas, quantidades, formas, espaços, tempos, relações e transformações, levantando hipóteses, buscando explicações.

Comunicar a outras crianças e adultos resultados de suas descobertas, suas observações, impressões, dúvidas.

Conhecer-se construindo sua identidade pessoal e coletiva identificando seus interesses nas relações com o mundo físico e social no convívio cotidiano mediano.

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