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HABILIDADES DOS TEMAS INTEGRADORES E CONTEMPORÂNEOS – PARTE DIVERSIFICADA

 HABILIDADES DOS TEMAS INTEGRADORES E CONTEMPORÂNEOS – PARTE DIVERSIFICADA

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

EF19TDH01C – Comunicar-se com os colegas e demais pessoas da comunidade escolar, se fazendo compreender e buscando compreendê-los, discordando (quando necessário) com respeito e cordialidade. 

EF19TDH02C - Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com o outro, recorrendo a intervenção de um (outro) adulto, quando necessário.                      

EF19TDH03C - Reconhecer os principais acontecimentos históricos e marcos legais que contribuíram na consolidação dos direitos humanos.

EF19TDH04C - Desconstruir estereótipos, preconceitos e visões equivocadas acerca da compreensão dos direitos humanos.

EF19TDH05C - Construir uma postura solidária, empática e sensível face a diversidade sociocultural humana.

EF19TDH06C - Identificar acontecimentos e situações de violação dos direitos humanos na história mundial.

EF19TDH07C - Identificar acontecimentos e situações de violação dos direitos humanos ao longo da História do Brasil.

EF19TDH08C - Promover uma cultura de reconhecimento e valorização dos direitos humanos.

EF19TDH09C - Construir uma visão crítica diante de situações de violação de direitos humanos e de desconstrução de preconceitos, estereótipos e discriminações de culturas, povos, grupos étnicos e minorias sociais. 

EF19TDH10C - Agenciar uma formação a partir de valores como democracia, liberdade, justiça, igualdade social, solidariedade, convivência respeitosa e dignidade da pessoa humana.

EF19TDH11C - Desenvolver uma formação capaz de reconhecer e suplantar as discriminações demarcadas quer seja por critérios de raça, etnia, gênero, sexualidade, diferenças de classe, geracionais (criança, adolescente, idoso), pessoas com deficiência, religião, origem nacional e outros marcadores sociais de diferenças.

EF19TDH12C - Garantir a diversidade no ambiente escolar, pautando-se na defesa dos direitos humanos.

EF19TDH13 - Incentivar o desenvolvimento de uma cultura da paz e da cidadania.

EF19TDH14C - Promover uma cultura de processos e decisões participativas e democráticas.

EF19TDH15C - Proporcionar o conhecimento ao público estudantil do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA, lei n° 8069/90), reconhecendo como marco legal de proteção dos direitos humanos.

EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE:  RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS

EF19TD01C – Ampliar as relações interpessoais, demonstrando empatia e compreendendo que as pessoas tem semelhanças e diferenças, quanto às necessidades, maneiras de pensar e de agir, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

EF19TD02C- Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

EF19TD03C - Agir com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas possibilidades e limitações, respeitando as possibilidades e limitações do outro.

EF19TD40C - Reconhecer o racismo enquanto um problema presente na sociedade brasileira e desenvolver ações visando sua superação.

EF19TD05C - Incentivar estudos e pesquisa que promovam a visibilidade dos grupos étnicos e culturas historicamente excluídas e vítimas de preconceitos, estereótipos e discriminações., partindo das vivências locais: índios, negros, ciganos, outros.

EF19TD06C - Promover o protagonismo históricos e dos saberes africanos, dos afrodescendentes e dos povos indígenas.

EF19TD07C - Promover o ensino da história e da cultura africana, afro-brasileira e indígena, reconhecendo suas contribuições no campo da cultura, da formação da sociedade, da política e da economia, contextualizando com a realidade do Estado da Bahia e do município de Caém.

EF19TD08C - Identificar a cultura dos povos ciganos como partícipes da formação da história brasileira e do município de Caém.

EF19TD09C - Desenvolver ações de valorização e visibilidade da cultura e história dos povos ciganos.

EF19TD10C - Promover ações de combate a preconceitos e discriminações relativos aos povos ciganos. 

EF19TD11C - Agenciar o conhecimento e estudo das comunidades tradicionais, quilombolas e rurais, presentes no território do município de Caém e do território do Piemonte da Chapada Diamantina.

EF19TD12C - Promover estudos e pesquisas relativos à história, a ancestralidade e a cultura dos povos indígenas no território baiano e no território do Piemonte da Diamantina.

EF19TD13C - Oportunizar ações e situações didáticas-pedagógicas de valorização dos diferentes sujeitos e saberes, no combate a todas as formas de discriminação, preconceito, estigma e racismo.

EF19TD14C - Problematizar os processos históricos e institucionais de produção diferenciação, racismo e estereotipização dos sujeitos, situando num contexto de relações de poder.

EF19TD15C - Incentivar a construção de uma sociedade plural, justa e democrática.

EF19TD16C - Desenvolver práticas pedagógicas visando processos de inclusão, reconhecimento e valorização da diferença e diversidade.

EF19TD17C - Reconhecer a diversidade étnico-racial do público estudantil da rede municipal de ensino, tralhando com sua heterogeneidade, valorizando suas identidades, promovendo a autoestima e sentimento de pertença.

EF19TD18C - Empreender ações educativas que promovam a equidade entre os diferentes grupos socioculturais.

EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE

EF19TD19C - Compreender as diferenças entre os conceitos de sexo, gênero, identidade de gênero e orientação sexual.

EF19TD20C - Identificar e compreender a diversidade de gênero, identidade de gênero e orientação sexual presentes na sociedade.

EF19TD21C - Compreender as categorias gênero e sexualidade enquanto construções sociais e não um dado da natureza.

EF19TD22C - Desconstruir os estereótipos relativos aos gêneros ou aos papéis de gêneros presentes na sociedade.

EF19TD23C - Promover ações didáticas-pedagógicas ressaltando valores, atitudes e práticas positivas com relação a mulher na sociedade.

EF19TD24C - Reconhecer a diversidade sexual presente no ambiente escolar e na sociedade, promovendo valores e atitudes positivas. 

EF19TD25C - Promover ações didáticos-pedagógicas de autoconhecimento do corpo e seu desenvolvimento.

EF19TD26C - Desenvolver ações e estratégias didáticos-pedagógicas no sentido de combater a homofobia e o machismo.

EF19TD27C - Promover ações didáticos-pedagógicas de conscientização e esclarecimento de abusos e violências psicológicas, físicas e sexuais contra de crianças e adolescentes

EF69TD28C - Discutir e desconstruir imagens e discursos carregadas de estigmas, estereótipos e preconceitos contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transsexuais ou transgêneros (LGBTTs)

EF69TD29C - Promover discussões sobre igualdade de gênero, compreensão da diversidade e das diferenças sexuais humanas.

EF69TD30C - Trabalhar com aspectos relativos à sexualidade, reprodução humana, métodos contra conceptivos, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência.

EF69TD31C - Promover ações e estratégias pedagógicas de combate à violência contra a mulher e de conhecimento da lei Maria da Penha.

EF69TD32C - Problematizar a questão do feminicídio, observando as interseccionalidade de raça, cor, gênero, classe social e orientação sexual.

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

EF19TT01C - Conhecer as regras nacionais de trânsito.

EF19TT02C - Identificar situações de risco no trânsito partindo da realidade local.

EF19TT03C – Confrontar regras de trânsito com dados estatísticos de acidentes de trânsito no Brasil.

EF19TT04C - Analisar os impactos dos acidentes de trânsito na vida familiar e social.

EF19TT05C - Discutir os problemas do trânsito.

EF19TT06C - Criar hipóteses sobre as causas, consequências e possíveis soluções para os problemas do trânsito em seu município e/ou sua comunidade.

EF19TT07C - Demonstrar atitude solidária frente a situações ocorridas no trânsito local.

EF19TT08C – Desenvolver entre crianças, adolescentes, jovens e adultos a educação no trânsito sob a perspectiva da segurança, do bem comum e de defesa da vida.

EF19TT09C - Construir por meio de ações didáticos-pedagógicas uma postura e comportamento responsável entre crianças e jovens relativos ao trânsito.

EF19TT10C – Criar condições de aprendizagem visando o desenvolver de uma mentalidade que relacione a vida no trânsito, a uma postura ética e cidadão.

SAÚDE NA ESCOLA

EF19TS01C - Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.

EF19TS02C - Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene pessoal, ambiental, alimentação, conforto dentro de um estilo de vida saudável.

EF69TS03 – Trabalhar práticas e ações pedagógicas relativas à vida sexual, reprodução humana, contraceptivos, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST), gravidez precoce e sem planejamento.

EF69TS04 – Promover estudos e ações didáticos-pedagógicas de esclarecimento dos problemas decorrentes ao uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas.

EF69TS05 - Promover estudos e pesquisas das principais doenças e afeções que acometem a população brasileira, identificando as causas e ações preventivas que podem ser tomadas.

EF69TS06 – Trabalhar situações didáticos-pedagógicas que abordem a relação entre alimentação saudável e a prática de atividades físicas enquanto elementos essenciais para o bem estar físico e mental.

EF69TS07 - Articular e desenvolver projetos, eventos, atividades e ações entre família e escola no sentido de difundir conhecimentos, atividades e práticas de prevenção de situações de agravo a saúde e prevenção de doenças.

EF69TS08 – Desenvolver práticas pedagógicas possibilitem à comunidade escolar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

EF69TS09 - Desenvolver projetos, campanhas e ações escolares de caráter educativo, para a comunidade externa, promovendo esclarecimento e divulgando ações preventivas, a exemplo, do cuidado com água, doenças como dengue, chikungunya e zika vírus.

EF69TS10 – Agenciar práticas pedagógicas, de ações, projetos e situações de ensino que estimule a construção de hábitos saudáveis entre o público estudantil.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

EF19TEA01C- Demonstrar atitudes de cuidado e valorização dos recursos naturais de sua comunidade e do município, a partir do conhecimento e da identificação desses recursos.

EF19TEA02C- Utilizar os conhecimentos ambientais na promoção de novos hábitos de consumo consciente.

EF19TEA03- Criar novos produtos com a reutilização e/ou reciclagem de produtos de forma sustentável.

EF19TEA04C- Elaborar hipóteses quanto as causas, consequências e possíveis soluções para os problemas ambientais do seu entorno e/ou do seu município.

EF19TEA05C- Trabalhar a Educação Ambiental de maneira sistemática, contextualizada, interdisciplinar, transversal e permanente, em todas as etapas e modalidades.

EF19TEA06C- Desenvolver ações pedagógicas com o foco na construção de valores, saberes, atitudes e hábitos sustentáveis do ponto de vista social e ambiental.

EF19TEA07C- Trabalhar ações educativas de sensibilização do uso e consumo da água, identificando as fontes hídricos, a importância do cuidado e preservação dentro do território do município de Caém.

EF19TEA08C- Identificar as causas e consequências das mudanças climáticas no mundo, articulando problemas climáticos locais e globais.

EF19TEA09C- Reconhecer o ambiente natural saudável e sustentável como direito de cidadania.

EF69TEA10C- Desenvolver uma consciência crítica diante da degradação da natureza, concernentes a fauna, a flora e os recursos hídricos.

EF69TEA11C- Conhecer os biomas presentes no território do município de Caém, sua localização, características, ameaças de degradação e articular propostas de intervenção.

EF69TEA12C- Identificar a dinâmica das relações em sociedade e natureza dentro do território de município de Caém e do território do Piemonte da Chapada Diamantina. 

EF69TEA13C- Compreender que as alterações causadas ao ambiente interferem diretamente na saúde dos seres humanos.

EF69TEA14C- Desenvolver uma visão crítica da perspectiva antropocêntrica e utilitarista da natureza, pensando no direito a um ambiente sustentável e saudável para as próximas gerações.

EF69TEA15C- Compreender a relação entre o social e a natureza como interdependentes, evidenciando que a sobrevivência coletiva depende de uma relação racional com a natureza e seus recursos.

EF69TEA16C- Conhecer as práticas de uso da natureza, os saberes sobre as matas, serras, caatingas e rios das comunidades tradicionais, quilombolas e rurais no território do município de Caém.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA E PATRIMONIAL

EF19TFP01C - Reconhecer que os recursos e bens públicos não são gratuitos, são pagos pelo cidadão em forma de impostos recolhidos.

EF19TFP02C - Compartilhar espaços e objetos de uso coletivo respeitando as regras estabelecidas mantendo relações de civilidade e zelo para com o outro e com o patrimônio público.

EF19TFP03C - Discutir o papel do Estado na contraprestação de serviços públicos a sociedade, pagos através de impostos arregrados.

EF19TFP04C - Desenvolver competências e habilidades relacionadas ao planejamento financeiro, considerando um tempo de curto, médio e longo prazo.

EF19TFP05C - Promover situações, simulações e atividades de elaboração de orçamento familiar e individual, considerando dispensas básicas de consumo, formas de poupar e empreender.

EF19TFP06C - Estimular hábitos, comportamentos e práticas de consumo responsável, considerando as implicações de ordem ambiental e suas consequenciais a natureza e a sociedade.

EF69TFP07C - Conhecer os mecanismos eletrônicos de transparência dos gastos públicos, dos respectivos entes federados que constituem o Estado brasileiro: União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

EF69TFP08C -Trabalhar noções constitucionais de direito e deveres do cidadão.

EF69TFP09C - Discutir o papel do Estado na contraprestação de serviços públicos a sociedade, pagos através de impostos arregrados.

EF69TFP10C - Discutir o papel do Estado na contraprestação de serviços públicos a sociedade, pagos através de impostos arregrados.

EF69TFP11C - Compreender como ocorre os processos de arrecadação fiscal de Municípios, Estados e União.

EF69TFP12C - Compreender noções básicas da Administração Pública, relativos à tributação, recursos, orçamento público, serviços públicos e controle social.

EF69TFP13C - Construir uma visão participava sobre as decisões políticas concernentes aos gastos públicos.

CULTURA NA ERA DIGITAL

EF19TC01C- Conhecer o repertório cultural do seu entorno e do seu município em toda sua diversidade de manifestações, partindo do local para o global.

EF19TC02C- Consumir e produzir cultura em suas diversas formas e manifestações dentro da modalidade escolhida de acordo com suas preferências e motivações.

EF19TC03C- Expressar-se livremente por meio de linguagens artísticas diversas.

EF19TC04C - Conhecer e utilizar as tecnologias digitais para entender e explicar a realidade, para troca de informações de forma segura.

EF19TC05C- Utilizar diferentes linguagens digitais, ferramentas e aplicativos para se comunicar com segurança e respeito.

EF19TC06C- Utilizar diferentes linguagens digitais, ferramentas e aplicativos criar e difundir saberes, projetos e atividades escolares a fim de divulgação e socialização.

EF19TC07C- Confrontar com outras fontes a veracidade da informação obtida nas redes sociais.

EF19TC08C- Utilizar adequadamente as tecnologias digitais como fontes de pesquisa, respeitando as regras de referências autorais.

EF19TC09C - Estimular o trabalho colaborativo utilizando as ferramentas, programas e aplicativos.

EF19TC10C - Desenvolver a capacidade de curadoria de informações disponíveis na rede.

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