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O MOVIMENTO CURRICULANTE

O MOVIMENTO CURRICULANTE 

      Com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a aprovação do Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB), os municípios baianos se deparam com a elaboração dos seus currículos, tomando os documentos anteriores para sua fundamentação, mas partindo de uma busca sistemática de conhecimento do seu lugar, numa relação de pertencimento e construção de identidades na singular e plural Bahia. 
      Todo esse trabalho teve como finalidade a elaboração de um documento que à luz da BNCC, do Currículo Bahia, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, sem perder vista as especificidades de cada lugar, de cada comunidade. O Currículo Municipal de Caém pretende garantir competências e habilidades básicas necessárias para que os nossos educandos se desenvolvam seja qual for o cenário no território municipal, enfrentando os desafios educacionais. 
     Desde 2017, os profissionais da Secretaria Municipal de Educação (SME), nos mais variados espaços de discussão e formação (Semana de Estudos Pedagógicos, grupos de estudos, cursos de formações) discutimos o sentido da ação político-pedagógica operada nas unidades educativas e sua vinculação com a distribuição material do direito à educação para todos e todas. Tais movimentos resultaram na assunção de princípios e pressupostos para o desenvolvimento das ações pedagógicas desenvolvidas nas unidades, e por cada um dos atores, profissionais da educação, estabelecendo as dimensões de uma BOA ESCOLA. 
       Igualmente, o currículo, enquanto organização de toda a ação político pedagógica da escola, está dimensionado pelos conceitos e teóricas que orientam uma ação. Assim, consideramos que os compromissos assumidos nesses amplos espaços de discussão coletiva embasam esta proposta curricular. O projeto educacional que almejamos está associado estreitamente à reparação das injustiças sociais, garantindo a distribuição social e equitativa dos conhecimentos a todos (as) educandos (as). Tal conhecimento propicia a todos os sujeitos condições paritárias de participação, isto é, igual possibilidade de influência nos destinos da sociedade. 
      Chegamos ao ano de 2020 com o processo de elaboração e escrita do texto base do currículo municipal em fase bastante avançada, restando apenas a construção da parte diversificada e alguns ajustes, para que o texto final fosse encaminhado ao Conselho Municipal de Educação para aprovação. Com a adesão da Secretaria Municipal de Educação ao Programa de Reelaboração dos Referenciais Curriculares Baianos, participamos de toda a programação de formação online através das lives, leituras dos textos, reuniões e grupos de estudos organizados por modalidades e segmentos. Mesmo em tempos de pandemia conseguimos mobilizar a participação de professores, gestores e coordenadores pedagógicos, que ao participar do Programa puderam se aprofundar nas discussões e trazer novas contribuições na reescrita do texto final. 
        Sendo o Referencial Curricular Municipal de Caém um anseio de todos, garantimos a participação coletiva como premissa básica, considerando o período de formação continuada, que antecedeu todo esse processo curriculante, ao qual destacamos a oportunidade que os educadores tiveram de vivenciar práticas pedagógicas ativas e significativas numa relação de diálogo e cumplicidade. Outro passo importante quanto a formação continuada, foi o canal de escuta a toda comunidade escolar do município: educandos, educadores, famílias, “todos juntos na elaboração do Currículo Municipal de Caém”. As escutas aconteceram via Internet com a disponibilidade de formulários de escuta para cada representação da comunidade escolar e por meio de encontros presenciais nas unidades escolares. Assim, procurando alcançar a todos os segmentos da educação básica, quer seja da rede municipal, estadual ou privada. 
       A escrita do texto base inicial se deu em regime de colaboração: Equipe de Governança com toda sua representatividade, a Secretaria Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Educação, a partir das escutas realizadas, do estudo dos documentos norteadores, apresentados virtualmente a todas as comunidades escolares, para que pudessem emitir opiniões e enviar suas contribuições para enriquecimento e/ou alterações no texto base. Feito as devidas alterações e contribuições, o texto base seguiu para apreciação de todos os envolvidos e sociedade civil em geral, demais interessados, para leitura crítica, discussões e contribuições. 
        Em sua organização curricular, o documento referencial do currículo municipal mantém a estrutura da BNCC e do DCRB, com seus códigos alfanuméricos, acrescidos de novas habilidades que contemplem a realidade local. A Parte Diversificada é composta de arranjo dos Temas Integradores Contemporâneos e Temas transversais para o Ensino Fundamental, com as habilidades específicas para cada tema e da criação de um novo componente curricular na área de Linguagem para os Anos Iniciais, que é Língua Inglesa, com organizador curricular para o município, atendendo as bases legais e todos os documento normativos da legislação vigente. 
      Todo o esforço coletivo para essa construção retrata o compromisso dos nossos educadores, que procuraram beber em várias fontes teóricas, que se abriram as novas reflexões e práticas pedagógicas no exercício de uma educação democrática e emancipatória, de construir e reconstruir com esforço diário e gigantesco que nos move para além da sala de aula, no sentido de alcançar o educando em suas demandas. 
    Seguimos de mãos dadas, juntos, nos apropriando desse momento e construindo marco importantíssimo e ímpar, na educação municipal, que foi a construção coletiva do Referencial Curricular do Município de Caém, que certamente não teve um ponto final, mas o início de novas e ininterruptas construções. Só podemos finalizar com o sentimento do dever cumprido e o coração cheio de gratidão por cada um, por cada uma das mãos que deram o tom e a cor a esse referencial.

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